Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1




Partilhe esta Página



Total de visitas: 22072
o que é banco de dados?
o que é banco de dados?

 

                                                                 

     Olá amigos!, neste tópico iremos explicar uma das inúmeras atividades que um banco de dados faz.

      


 

          Ouvir sobre banco de dados nos dias atuais é muito comum, embora muita gente não saiba o que é um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados), como funciona e qual é sua utilidade para o sociedade?

     Você sabia que seu CPF, nome, endereço e muitas outras informações pessoais que lhe pertencem estão sobre o poder de muitas empresas? Mas como nossas informações estão guardadas e organizadas? A resposta é simples, elas estão guardadas e organizadas nos bancos de dados.

      Os principais SGBDs do mercado atualmente são: Oracle, SQL Server, Firebird, Mysql e o PostgreSql.

Agora vamos entender com uma linguagem bem simplificada como um banco de dados funciona, dando como exemplo um cadastro realizado em um site e a validação de sua senha.

 

1- Visão geral

      Para a sua melhor compreensão vamos criar uma hierarquia, primeiro eu tenho o SGBD neste caso citaremos como exemplo o PostGreSql o SGBD que eu atualmente trabalho, onde dentro dele eu posso criar vários banco de dados, ou simplesmente base de dados, dentro das base de dados eu posso criar várias tabelas e dentro das tabelas eu posso criar vários campos ou colunas, então não perca o seu raciocínio a hierarquia é:


1- SGBD-> PostGreSql

2- Base de dados 

3- Tabela

4- Campos (colunas).

 

2- Como minha informações são encontradas?

      Pegando carona no exemplo 1, imaginemos uma base de dados chamada infomaniacos, dentro desta base de dados eu criei uma tabela chamada clientes, e dentro da tabela clientes eu criei 5 campos com as seguintes descrições: id, nome_do_cliente, endereco, login, senha, o primeiro campo id é um identificador único que o banco de dados vai gerar para encontrá-lo. Agora nosso exemplo de hierarquia ficou assim:


1- SGBD-> PostGreSql

2- Base de dados -> infomaniacos

3- Tabela-> clientes

4- campos(colunas)-> id

                                nome_clientes

                                endereco

                                login

                                senha.

                              

     Imagine que você fez um cadastro na loja fictícia que criei, e pense também agora que você já está cadastrado nesta loja e agora vai realizar a primeira compra, quando você tentar se logar no site, a primeira solicitação que será feita ao servidor de banco de dados é a validação da senha, vamos ilustrar isto ?

     Quando você fez seu cadastro você digitou seu nome, exemplificaremos como sendo ”João da Silva”, no campo endereco você digitou “rua b 40 madureira RJ”, no campo login você digitou “joao2012” que é uma informação única, pois quem já não passou pela situação de tentar criar um login e o mesmo já existir, mas vamos prosseguir, agora só ficou faltando a senha e você digitou “joaogenteboa2012” esta senha é criptografada e somente você sabe o conteúdo dela, exemplo de criptografia veremos em tópicos mais adiante para não fugirmos do nosso foco, e sobre o primeiro campo id, fique sabendo que nunca este campo aparecerá para você digitar, mas internamente ele será criado para que você possua uma identificação única, não existirá outro id igual ao seu no banco de dados, vamos imaginar que a sequência estava em 157 no banco que criei, então este é o seu id. Por fim realmente vamos ilustrar uma tentativa de entrar no site para realizar uma compra, é claro imaginando que você já se cadastrou.

 

2- Simulação final para o seu entendimento

 

Site pede: Digite seu login

você digita: joao2012

Site pede: Digite sua senha

você digita: joaogenteboa2012

Site pede: clique em Logar.

Você clica : !!

O site internamente vai até o servidor na base de dados infomaniacos na tabela clientes e pede através da linguagem SQL que é a linguagem que o PostGreSql trabalha:

“me traz as informações do login ”joao2012”, cujo sua senha é "joaogenteboa2”,

o Banco de dados dará uma resposta, vamos dar um exemplo abaixo:

banco de dados informa: “sim! existe joao2012, com senha joaogenteboa2012”, então o site libera para você realizar as compras.

Se você ao tentar se logar no site digitasse qualquer informação incorreta ocorreria o seguinte:

Site solicita ao banco de dados: “me traz as informações do login "joao2012", cujo sua senha é “joaogenteboa4”, perceba que você errou sua senha ao invés de 2 digitou 4 no final,o banco fará um filtro e dirá:

“olha! existe o login joao2012, mas sua senha não é joaogenteboa4 então após isso o

site determina: “não libera o joao2012 e lhe envie uma mensagem assim: O campo senha está inválido”.

      Este tópico foi apenas um simples exemplo de uma das funções do BD, interagindo com a camada de aplicação, abaixo segue a linguagem SQL usada para criação deste banco, a criação da tabela com seus respectivos campos:

 

 

Create database infomaniacos;

 

create table clientes(id serial primary key not null,

nome_cliente varchar(50),

endereco varchar(70),

login varchar(15),

senha varchar(15));

 

Não se preocupe com o código acima pois a cada tópico iremos avançar para o seu entendimento!

aguardem o próximo.

 

                                                                                       Michel Calixto.