Olá amigos!, você já ouviu falar da ferramenta de Desenvolvimento Maker da empresa Softwell?
Esta ferramenta traz um jeito bem simplificado de programar e desenvolver um software, na internet existem várias opiniões sobre o Maker, alguns desenvolvedores condenam o seu uso sem ao menos conhecer a ferramenta, mas realmente é verdade que um simples usuário pode desenvolver um software sem ser um programador? A resposta é não.
O maker realmente traz uma facilidade para desenvolver um sistema web, o mesmo opta por uma programação visual onde o desenvolvedor arrasta componentes e monta seu formulário em cerca de 5 minutos dependendo do número de campos. A parte lógica do maker traz uma programação usando fluxograma mas não seguindo “ao pé da letra” todas as regras acadêmicas de uma linguagem fluxograma conhecida.
O facilidade existe, mas com a mesma também limitações pois no maker você depende de uma estrutura já pré programada, onde exige que o desenvolvedor crie outros caminhos lógicos para que seu código na linguagem popular de programador “rode”.
Com outra ferramenta agregada para criação de relatórios que é o Report Builder, o maker requer do “usuário ou desenvolvedor” um certo conhecimento na linguagem SQL, sem este conhecimento o programador não conseguirá avançar em seu desenvolvimento.
Mas a pergunta é, vale a pena ou não vale apena? A resposta é: depende de sua necessidade e de sua empresa, existe um custo de licença que não é baixo e por outro lado existem vantagens devido ao fato de rapidamente um sistema web ser construído. Acompanhe aqui no site brevemente teremos no menu multimídia alguns vídeos sobre o Maker e várias amostras de sua utilização aguardem.
Veja a parte lógica com a utilização de fluxograma.